Andreas Hellmann
Paixão e Profissionalismo.
Formação sólida e experiência internacional
Ateliê Hellmann
Minha empresa
Fundei o Ateliê Hellmann em 2013, porém fiz algumas pausas ao longo do caminho para meu aperfeiçoamento como profissional: a busca pela excelência me fez ir cada vez mais longe.
Busquei ao redor do globo toda experiência que poderia melhorar meu trabalho, quer seja na literatura, trabalho ou na forma de cursos. Aprendi duas novas línguas, deixei toda minha vida para trás mais de uma vez, fui até o berço da luteria para trazer para você o melhor trabalho possível.
Divido aqui abaixo os pilares da minha formação como profissional e como não tenho problemas em mostrar o que fiz, está em tópicos; sem poesias e rodeios linguísticos, como a maioria dos 'luthiers' pela internet afora.
Minha história
Experiência internacional
2020 a 2022 Restaurador de violinos na Corilon Violins, Munique, Alemanha.
Pensando em ver de perto os melhores instrumentos do mundo, fui trabalhar na Alemanha. Por poder me comunicar em inglês, alemão e italiano, viajei por vários países nos anos que morei lá e tive contato com inúmeros maestros, museus e instrumentos dos mais valiosos do mundo, além do trabalho diário como luthier, ajustando e restaurando centenas de instrumentos alemães, franceses, ingleses, italianos dentre outros, vários deles com centenas de anos e valendo dezenas ou centenas de milhares de euros.
Experiência nacional
2016 A 2018 Funcionário no Studio Liutai, sob orientação de Túlio Lima em Petrópolis, RJ.
Depois de formado, procurando mais experiência e outros pontos de vista a respeito da luteria, aceitei uma oferta de emprego no ateliê de Túlio Lima, um dos mais reconhecidos luthiers brasileiros. Túlio Lima é luthier há décadas tendo sido aluno de Massimo Negroni em 2008, em Cremona (IT) e é o atual responsável pela manutenção do cello de Heitor Villa-Lobos.
2011-2013 Estagiário no Ateliê Mombach, sob orientação de Leandro Mombach em Curitiba, PR.
Já no primeiro semestre de faculdade o Professor e fundador do curso de luteria da UFPR me chamou para ser estagiário na sua empresa, onde fiquei até quando a mesma encerrou suas atividades. Leandro Mombach se formou Maestro Liutaio em Gubbio, IT, em 1991. Foi finalista dos concursos de luteria de Baveno (IT) em 1989 e Bagnacavallo (IT) em 1990.
Experiência com ensino
2015 Professor substituto no curso de luteria da UFPR
Assumi a docência das disciplinas de construção e entalhe I e II, educação musical I e II bem como cultura musical regional da América Latina.
Cursos e aperfeiçoamentos no Brasil e exterior
Workshops sobre instrumentos barrocos com Sebastien Nunes (Argentina) em dez 2013 e Klaus Jakobsen (Inglaterra) em mai 2013.
Workshop sobre luteria de violinos com Sarah Wiest (Alemanha) em 2020.
Cursos de restauração com Iris Carr (Inglaterra) em 2021.
Curso sobre construção e manutenção de arcos com Igor Fomin (Brasil) em 2019.
Formação
Formado em luteria de violinos pela UFPR em 2013, sendo o aluno de melhor índice acadêmico da turma.